A verdadeira adoração

A verdadeira adoração

A verdadeira adoraçãoJoão 4.19-30

Ao passar pela província de Samaria, Jesus chegou à cidade de Sicar. Ali Jesus conversava com a mulher samaritana quando ela O reconheceu como sendo o profeta prometido no Velho Testamento. Ela contou-lhe a respeito de seus pais, os quais adoravam naquele monte, e que muitos diziam que a adoração deveria ser em Jerusalém. Contudo ela não sabia ao certo onde adorar a Deus. Mas Jesus lhe disse: “Mulher, podes crer-me que à hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai” v.21. Jesus orientou-a a respeito da adoração, e que a “… salvação vem dos judeus”.  “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”. v. 23. “Deus é espírito; importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” v.24.

A mulher sabia que o Messias, chamado Cristo, viria e orientaria o povo como e onde deveriam adorar o Senhor Deus, e que quando Ele viesse, anunciaria todas as coisas a respeito da salvação das almas imortais. Mas Jesus disse-lhe: “Eu o sou, eu que falo contigo” v.26.  Os Seus discípulos chegaram e se admiraram que Jesus falasse com uma mulher samaritana, mas nada lhe perguntaram a respeito, nem por que falava com ela. A mulher deixou o seu cântaro (de água), e foi à cidade e disse aos homens “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo? v 29. Saíram àqueles homens da cidade e foram ter com Jesus.

Assim que aquela mulher recebeu a atenção e a Palavra de Jesus, ela já reconheceu que Ele era no mínimo profeta. Ele havia esclarecido o lugar onde se devia adorar a Deus. Onde quer que a pessoa esteja ali é o lugar para adorar a Deus, ou seja, a adoração deve ser constante, durar vinte e quatro horas por dia. A adoração a Deus deve ser feita através da oração, meditação, leitura da Palavra de Deus, testemunho, amor, estar sempre pronto para o trabalho espiritual: oração, meditação, leitura bíblica, visitação, visitação aos enfermos, pregação da Palavra de Deus, louvor constante (alegria), gratidão, e tudo em relação ao crescimento do Reino de Deus aqui na Terra, pois somos seres comprados com o sangue de Jesus Cristo. Toda pessoa que é chamada por Deus para pertencer ao Seu povo, ela também é preparada para adorá-lo em Espírito e Verdade. Deus ama a todos igualmente, mas os que O buscam e que vivem em comunhão com Ele são poucos.

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” João 5.39.

Graça e Paz!

Comments are closed.