Ana, a vencedora

Ana, a vencedora

Ana

Ana era casada com Elcana. Ela sofria muito porque não tinha nenhum filho. O tempo passava e Ana via suas possibilidades se esvanecerem. Elcana era casado também com Penina, a qual tinha vários filhos e ficava fustigando Ana porque não tinha nenhum. Ana chorava muito, e cobrava do marido devido às caçoadas de Penina. Elcana amava Ana, então ele lhe dizia: não valho eu mais que uma dúzia de filhos? Sou Deus por acaso, para resolver a respeito de filhos?  Elcana era muito bom para Ana, e procurava compensar a ausência de filhos.

Um dia, Ana foi à sinagoga (igreja) e orou muito. O sacerdote Eli julgou-a embriagada, porque ele só via os seus lábios se mexerem por muito tempo, mas Ana não estava embriagada, ela estava falando com Deus. Porém, Eli a admoestou porque não sabia o que estava acontecendo. O tempo passou, e Ana voltou até o sacerdote Eli e disse: “Por este menino orava eu…”. O Senhor atendeu ao pedido de Ana e mandou-lhe um belo garoto que se chamou Samuel.

Como Ana prometera ao Senhor, quando desmamou o menino, trouxe-o para o templo para que crescesse nos ensinamentos do sacerdote Eli, e  Eli lhe ensinava a Palavra de Deus. Então Ana deixou seu filho  Samuel com o sacerdote.  O menino crescia saudável e auxiliando no templo. Samuel era muito pequeno quando o Senhor começou a falar com ele. O Senhor o chamava: Samuel! Samuel! Ele respondia prontamente: “Eis-me aqui Senhor!”. Ele pensava que quem o chamava era Eli. O Senhor continuava a chamá-lo, até que Eli o orientou para que respondesse: “Fala Senhor que o teu servo ouve”. Samuel era muito pequeno quando falava com Deus. Ana teve outros cinco filhos, ficou repleta de bênçãos e via Samuel crescendo na graça, na sabedoria e na estatura. Ana tinha motivos suficientes para agradecer a Deus.

Samuel se transformou no grande profeta Samuel, que escreveu dois livros da Bíblia Sagrada. Ana foi abençoada, e sua história ficou gravada na Palavra de Deus, como de uma pessoa vencedora, abençoada, amada. Toda pessoa que dá ouvidos ao Deus da glória, só tem bênçãos, sucesso na vida presente e a glória no por vir.

Deus deixa envergonhado o que procura o mal para os seus semelhantes, mas abençoa poderosamente os que O procuram para o bem de seus semelhantes. Graça e Paz!

Comments are closed.