Deus é refúgio para os oprimidos

Deus é refúgio para os oprimidos

Deus é refúgio para os oprimidos

“O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação.” Sl. 9.9

O salmista Davi ressalta neste verso as adversidades que aparecem no decorrer da vida. Todo ser humano desde que nasce, cresce e  enfrenta problemas diversos. Uns mais difíceis outros mais fáceis, ou ainda outros dificílimos. Não há uma fórmula que resolva tudo isso e traga somente coisas boas, felizes, sucessos. A vida é um misto de acontecimentos variados. Dentre esses acontecimentos cabe a pessoa ser sábia para selecionar melhor o seu dia a dia, e tornar mais brando o caminho diário.

O salmista nos diz que o Senhor é nosso refúgio, abrigo, amparo, proteção, segurança. Somente o Senhor pode oferecer isso ao ser humano. O salmista tinha muita experiência relacionada à confiança que ele tinha no Senhor Deus. Todas as vezes que ele se achava oprimido ou humilhado, ele clamava ao Senhor, e o Senhor sempre vinha socorrê-lo. Davi buscava a presença do Senhor logo pela manhã para ser abençoado por Ele. “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” Sl. 5.3.

O salmista tinha muitos inimigos e estes o espreitavam pelo caminho da vida. Ele enfrentava grandes problemas que até pareciam gigantes. E esses inimigos o insultavam e o humilhavam. Davi, como rei, necessitava dirigir e manter a unidade de seu povo. Muitas vezes ele estava aparentemente num beco sem saída, mas o Senhor estava sempre com ele. As pressões e os temores oprimem a pessoa, deixando-a sem forças nem estratégia para escapar. Tudo isso é reflexo do mundo material e incrédulo que age sobre as pessoas de um modo geral. Deus é Espírito, então a sua ajuda é espiritual, ninguém pode mudar os seus desígnios nem a sua vontade.

Deus é o nosso alto refúgio, porque somente Ele nos oferece segurança, abrigo, apoio, amparo, proteção, socorro. Deus é o criador de tudo e de todos. Deus dirige e comanda toda a sua criação. Não há falha na Sua direção, no Seu comando. A opressão muitas vezes traz tristeza à alma, mata a alegria, tribulação esmagadora, mas o Senhor Deus está acima de tudo, basta à pessoa levantar a cabeça, e pedir a Ele que seja o seu alto refúgio.

O salmista nos oferece uma certeza concreta de que Deus caminha com todo aquele que O busca. Não há inimigo capaz de nos derrubar ou alcançar, quando estamos guardados pelo Deus Onipotente. Mesmo que as tribulações venham com fúria, mesmo que ventos fortes soprem com violência, a vitória é certa, se a pessoa tiver como seu alto refúgio, amparo, proteção, o Deus Altíssimo. É quase impossível que uma pessoa passe a vida inteira sem tribulação alguma. Mas é impossível que Deus deixe de proteger a pessoa que n’Ele confia, que caminha com Ele, que confia totalmente n’Ele. Nele a pessoa está segura. Deus é abrigo no temporal. Ninguém pode arrebatar a pessoa de Suas Mãos. Deus vela com amor e carinho pelos Seus filhos dia e noite.

“As palavras dos meus lábios, e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!” Sl. 19.14.

Graça e Paz!

Comments are closed.