Eliseu

Eliseu

2 Reis 6 – Eliseu,  o sucessor do profeta Elias. Elias o escolheu a mando do Senhor Deus 1 Rs. 19.19-21. Quando o profeta Elias o chamou, Eliseu deixou o que estava fazendo, trabalho cotidiano, e seguiu a Elias, servindo-o. Elias sabia que em pouco tempo o Senhor o levaria para Si. Então, o Senhor Deus separou a Eliseu, servo dedicado, fiel, para acompanhar  Elias em todas as suas realizações. Quando Elias lhe comunicou que o Senhor viria buscá-lo (Elias), então, ele perguntou a Eliseu, o que este queria que ele (Elias) lhe fizesse. Eliseu pediu uma porção dobrada do espírito de Elias. Elias não promete dá-la, porque quem dá o Espírito é o Senhor Deus, mas disse que, se Eliseu visse o momento em que o Senhor viria buscá-lo (Elias), então se daria a porção dobrada do seu Espírito como Eliseu havia pedido. A porção dobrada do espírito de Elias era a porção do Espírito Santo que operava na vida de Elias. Elias foi um excelente profeta do Senhor.

Elias e Eliseu estavam a caminho como faziam diariamente nos seus afazeres, quando “… andando  e falando sobre o reino de Deus, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”2 Rs 2.11. Eliseu o chamou várias vezes, mas em vão. O seu senhor havia desaparecido, e nunca mais o viu. Eliseu ficou com a capa (tecido) que  Elias deixara cair.  A capa de Elias era o testemunho que ele existira, e que fora levado ao céu sem levar nada consigo de material, orgânico ou físico. Com a capa de Elias ele pode tocar no rio Jordão,  abrir as águas e passar do outro lado. E assim assumir sua nova posição de profeta do Senhor Deus. A capa (tecido) foi muito importante para Eliseu, para ele ver e confiar que Elias fora um grande servo do Senhor, e que através dessa capa Eliseu pode iniciar o seu trabalho.

Mas o mais importante que Eliseu herdou foi  a porção dobrada do Santo Espírito do Senhor. Eliseu pode realizar o dobro dos milagres que Elias operou. Eliseu até depois de morto realizou um grande milagre, o da ressurreição de um cadáver que fora atirado sobre os seus ossos (2 Rs 13.21b). Eliseu ganhou  uma porção dobrada do Espírito Santo do Senhor. Muitas pessoas foram procurar por Elias, depois que ele fora levado ao céu, em uma carruagem de fogo, pois, acreditavam estivesse ele em algum lugar, mas procuraram-no em vão. Não o encontraram. Elias subiu ao céu numa carruagem de fogo, e Eliseu deu continuidade ao trabalho do Senhor Deus, e tornou-se um grande profeta do Senhor.

Eliseu fez o dobro de milagres que Elias. Alguns chamaram mais atenção, como: tornou saudáveis as águas 2 Rs 2.19-22. O lugar que possuía água ruim, não potável, e Eliseu as tornou boa, pura, própria para o consumo; Curou a lepra de Naamã. Naamã, comandante do exército do rei da Síria, sofria de lepra, uma enfermidade incurável, e era tida como castigo divino. Naamã não tinha esperança de ser curado, quando uma menina israelita, prisioneira de guerra, que  servia em sua casa,  o enviou ao profeta de Deus, Eliseu. Eliseu intercedeu por Naamã, que assim foi  curado de sua enfermidade; Eliseu fez flutuar o machado de um trabalhador que estava à beira do rio (Rs. 6.5-7). E muitos outros milagres. Realmente, Eliseu recebeu uma porção dobrada do Espírito do Senhor que operava em Elias.

O profeta Eliseu sempre teve total certeza de que o Senhor Deus estava com ele. Há uma passagem em 2 Rs 6.16,17, que o seu acompanhante ficou com medo dos inimigos, e Eliseu mostrou-lhe que não deveria ter medo, uma vez que o Senhor Deus era muitas vezes mais poderoso do que o exército inimigo. “Eliseu respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. / Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te  que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. Assim, todos os servos do Deus Altíssimo tivessem essa certeza de que há um exército dos céus para guardá-los e proteger do exército do inimigo.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos” Sl. 119.105.

Graça e Paz!

Comments are closed.