Jesus, o bom pastor

Jesus, o bom pastor

Jesus, o bom pastorJoão 10.1-18.

Jesus disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” v. 9. Ovelha = animalzinho dócil, inofensivo, sem iniciativa para defender-se de algum ataque inimigo. Sem o auxílio do pastor, a ovelha é uma criatura impotente (Mt. 9.36). Os servos humanos de Deus são com grande freqüência assemelhados às ovelhas – (Sl 100.3 “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio”; Ez. 34.31 “Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus”;  João 21.16 “Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas”).

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” v.11. Pastor = guardião ou mentor espiritual. Ovelha = o cristão, em relação ao seu pastor espiritual.

Jesus trata com muito carinho as suas ovelhas. As ovelhas tem o seu aprisco (o lar, a casa das ovelhas). Como toda casa há uma porta de entrada. Jesus disse que Ele é a porta das ovelhas. Quem quiser fazer parte do Seu rebanho e morar no mesmo aprisco tem que se entregar a Jesus, e recebê-lo como seu único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida. Daí a sua habitação passará ser o aprisco das ovelhas do Senhor Jesus. Como Ele é a porta, só entra no aprisco quem o Pai enviar. O Senhor Jesus cuida de cada ovelha em particular. Ele as conhece pelo nome, e atende individualmente cada uma.

Como guardião espiritual o Senhor Jesus quer o melhor para as Suas ovelhas. Elas recebem muita paz, muito carinho do Senhor, segurança, tranquilidade, amor e a certeza da vida eterna juntamente com Ele no paraíso celeste. Ele disse: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” v.14.

Se o Senhor “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” Sl. 147.4, quanto mais em relação as suas ovelhas, que são seres viventes com almas imortais. O Senhor ainda acrescenta que outras ovelhas que não são daquele aprisco, mas Ele reunirá todas em um só rebanho e Ele o único Pastor. “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” v. 16.

Quando Jesus se refere a outro aprisco, Ele está se referindo as pessoas que não são nativas de Israel, e sim do mundo inteiro. Mas todas serão reunidas em um aprisco e Ele o único Pastor. É a morada na mansão celestial juntamente com Ele. Somente as ovelhas ouvirão a Sua voz e O seguirão. Mas aquelas pessoas que não entram pela porta (Jesus), que querem ludibriar, enganar, tapear, mentir, levar vantagem, Ele as classifica como ladrões e salteadores. Ninguém entra em uma casa pela janela ou pelo telhado, é normal entrar pela porta.

“Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” Pv. 1.33.

Graça e Paz!

Comments are closed.