Mente saudável

Mente saudável

Mente saudável 1

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” Mc. 12.30.

Todo ser humano nasce com a mente novinha, sem qualquer impressão. Cabe aos pais e a família começar uma impressão maravilhosa que é a Palavra de Deus como educação primordial. Através dela a pessoa adquire sabedoria, segurança e orientação correta para sua vida futura. É um direito do ser humano saber sobre sua origem, seu viver aqui na sociedade a que pertence. Deus na Sua infinita misericórdia nos deixou um excelente manual (Bíblia) para que tenhamos uma vida de bênçãos, vitórias, bem-estar e segurança. De acordo com o manual divino o ser humano deve ser feliz e completo espiritualmente. Sendo completo espiritualmente ele o seria também materialmente, porque a paz e o bem estar constroem uma vida. Nada melhor que a Paz de Deus, que é indescritível, no coração e no viver diário.

A mente (coração, alma, espírito) saudável é necessária a todo aquele que se aproxima do Senhor Deus. O Senhor Deus é a beleza suprema, sabedoria infinita, bondade irrestrita, Amor incomparável, imensurável, sem qualquer sombra de dúvida. Com todos esses atributos o Senhor requer que o seu  seguidor observe e siga com Ele. O Senhor nosso Deus é Santo, e Ele requer que sejamos santos também (1 Pedro 1.15,16). Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, mais ela aprimora a sua mente. Ela ocupa todo espaço nela existente com o conhecimento da Palavra do nosso Deus. Caso contrário, a pessoa se distancia tanto de Deus, que dificilmente, O reencontra. Os cuidados dos compromissos assumidos, a falta de tempo para as coisas espirituais, a falta de vontade, ou melhor, indolência para com a Palavra de Deus, leva a pessoa a uma distância tão grande, que dificilmente ela pode ver um novo horizonte.

O profeta Jeremias  nos disse que o Senhor imprimirá  as Suas leis na mente de quem o busca, e que Ele lhas inscreverá no coração da pessoa, e que Ele será o seu Deus e a pessoa será parte do Seu povo. Para que isto aconteça a pessoa necessita se aproximar de Deus. Buscar conhecimento através da leitura de Sua Palavra. Orar. Meditar. Ser fiel a Deus. Toda pessoa que se aproxima de Deus, e que cresce espiritualmente, torna-se uma pessoa diferente, uma pessoa melhor. O que nós notamos é que a maioria ou quase todas as pessoas não se preocupam em oferecer essa herança maravilhosa a criança quando na mais tenra idade (Pv. 22.6). A mente saudável, é o maior bem que a pessoa pode possuir. Porque a mente saudável está conectada com a vida eterna juntamente com o Senhor Jesus Cristo e os demais salvos e bem-aventurados.

“Cria em mim, ó Deus,  um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” Sl. 51.10.

“Porque tu és povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra” Dt. 7.6.

Graça e Paz!

 

Comments are closed.