Uma única decisão com repercussões extraordinárias

A Bíblia nos ensina quão importante é uma decisão certa. Através dela conseguimos resultado, que muitas vezes vamos usufruir para a vida toda. Por pequena que seja uma decisão certa, ela produzirá um resultado profícuo. Por isso, as decisões devem sempre ser pensadas e repensadas. Muitas vezes não há retorno. A responsabilidade de cada um é individual e personalizada. O Senhor Deus deixa muito claro em Sua Palavra. Cabe a cada um de nós a decisão correta e sábia.

No livro de Rute (Antigo Testamento) encontramos uma preciosa decisão. Rute de livre e espontânea vontade toma a decisão de se tornar uma judia espiritual, isto é, ela toma a decisão de fazer parte do povo de Deus. A decisão de Rute ocorre quando Noemi, sua sogra, retorna de um país distante do seu de origem, onde morrera seu marido (Elimeleque) e os dois filhos (Malom e Quiliom).  Malom fora marido de Rute. Noemi e as duas noras estão de volta à sua terra natal, onde estava o seu povo. Quando Noemi se aproxima do povo de Rute e de Orfa, ela quer despedi-las para que voltem às casas paternas. Orfa se despede de Noemi e volta para casa dos pais. Porém, Rute se apega a Noemi e se recusa retornar a casa materna (ou a seu povo).

Ai ocorre a sua decisão pequena, mas importantíssima. Ela não tinha idéia da grandiosidade e importância de sua decisão. Simplesmente, o seu coração falou alto e tomou a decisão correta. Disse, porém, Rute: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu  Deus é o meu Deus” Rt. 1.16. Rute com sua decisão tão pequena, mas muito grande na presença do Deus Altíssimo, teve toda a sua vida mudada.

Rute acompanhou Noemi no retorno ao seu povo (em Belém). Lá procurou ajudar Noemi em tudo que necessitava. Rute foi uma bênção para Noemi. Noemi se considerava uma viúva desamparada, triste, sem um futuro previsível, mas o Senhor Deus guiou os seus passos, e preparou-lhe uma vida digna, tranqüila. O Senhor também preparou para Rute um novo casamento com uma acolhedora, admirável pessoa – Boaz. O Senhor Deus ofereceu a ambas uma vida tranquila, mudou-lhes totalmente a sorte, além de um belo descendente para alegrar-lhes a vida. Noemi voltou a ter uma bela família, com sua nora, genro e neto. O seu neto se chamou Obede. Ele gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi, da linhagem de Jesus.

Com uma pequena, mas valiosa decisão Rute entrou para a linhagem de Jesus Cristo. O nosso Deus é tão maravilhoso que das pequenas e sinceras decisões transforma o pouco em muito. Deus sempre dá o melhor para as nossas vidas. Essas pequenas grandes decisões são aquelas que nos trazem paz, alegria, confiança espiritual. Rute é um exemplo para nós, e digna de ser observada na sua decisão de seguir somente o Deus Vivo e Verdadeiro. A sua decisão foi maravilhosa, enquanto que a sua cunhada Orfa não se teve mais notícias. As bênçãos virão depois de cada pequena grande decisão.

“Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma” 1 Sm. 2.2.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *