Você pode vencer o medo

Você pode vencer o medo

Você pode vencer o medo 2

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus, eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” Is. 41.10.

O medo é algo terrível para a alma, o algoz da mente e o perturbador das emoções. O medo cresce assustadoramente porque é espiritual. O que é espiritual cresce cada vez mais e não tem limite para o seu crescimento. A pessoa fica cada vez mais retraída, apavorada e sem controle de suas emoções ou seus atos. Por ser espiritual, o medo transforma a vida de uma pessoa no caos. O inimigo das almas imortais sabe disso, então ele aproveita essa fraqueza humana para travar uma batalha com a pessoa.

Por ser uma luta desigual porque o inimigo das almas imortais é muito forte, em contraste com o ser humano que é fraco, débil espiritualmente, daí o grande problema. Quanto mais a pessoa dá margem para o medo, mais ele trabalha aquela alma. O medo é algo tenebroso para a alma, e a pessoa apavorada pelo medo, pratica ações totalmente desequilibradas. A pessoa passa a viver um estado totalmente fora do real.

Jesus é o antídoto para o medo. Ele oferece segurança, firmeza, tranquilidade a todo ser humano que vai até Ele em busca de Socorro. O Senhor Deus disse ao profeta Isaías que não temesse nem se assombrasse com nada que pudesse trazer-lhe medo. Porque o Senhor prometeu estar com ele, e fortalecê-lo, ajudá-lo e sustentá-lo com a Sua destra fiel. A promessa não foi só para o profeta Isaías, mas para todos que necessitam de ajuda, e que a pedem com humildade ao Senhor nosso Deus.

Com Deus a segurança é perfeita e completa. Nada pode acontecer sem a permissão d’Ele. Mas Deus exige que a pessoa caminhe em Sua companhia, e faça a Sua Santa e bendita vontade. A melhor coisa do mundo é viver debaixo dos cuidados de Deus (Sl. 91.1).  Há descanso junto ao Senhor, e há segurança, porque ninguém pode tirar uma pessoa da companhia do Senhor Deus. Em Isaías 41 encontramos expressões carinhosas que o Senhor trata o Seu povo. Ele promete ajudar, proteger, cuidar daqueles que caminham com Ele. “Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal” Pv. 1.33.

Debaixo dos cuidados do Senhor Deus o inimigo das almas imortais não tem ação contra elas. Ele pode até tentar, colocar medo, desconfiança, terror noturno, mas o inimigo não vence, porque quem cuida das pessoas que caminham com Deus é o próprio Deus. Portanto, para vencer o medo há necessidade de ajuda divina. Toda vez que uma pessoa sente medo de alguma coisa, ela deve pensar firme que o Senhor Jesus está com ela. Assim ela será fortalecida e confiante no Senhor nosso Deus. Somente o Senhor Deus que caminha conosco, pode nos livrar do medo. Deus segura firme a nossa mão direita, nos guia com seu conselho eterno, nos recebe na glória. Mas Ele exige que nos santifiquemos e nos dediquemos somente a Ele em Espírito e Verdade.  João 4.23.

“… mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” Is. 40.31.

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” Is. 43.2.

Graça e Paz!

Comments are closed.