Ovelhas do rebanho de Jesus

“As minhas ovelhas (os cristãos, em relação ao seu pastor espiritual) ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” João 10.27.

“Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto (alimento espiritual); homens sois, mas eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus” Ez. 34.31.

“Eu sou o bom pastor (guardião ou mentor espiritual); conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. Assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas” João 10.14,15.

“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor” João 10.16.

A ovelha é um animalzinho limpo e domesticado, e já é conhecido do homem desde a mais remota antiguidade. A ovelha é inofensiva e sofre com a falta de iniciativa, isso é equivalente à fraqueza humana. A ovelha por ser um animalzinho indefeso se perde ou se desvia do rebanho facilmente. Sem o auxílio do pastor, a ovelha é uma criatura impotente. Os servos humanos do Senhor Deus são com grande frequência assemelhados às ovelhas “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” Sl. 100.3.

A ovelha é totalmente incapaz de defender-se, assim também acontece com a ovelha espiritual. A ovelha espiritual é cuidada e amada pelo seu Pastor Jesus Cristo. Se Jesus não defendê-la dos ataques dos inimigos das almas imortais, a ovelha é totalmente indefesa. Os falsos profetas eram descritos como lobos que se vestem de peles de ovelhas, visto que a ovelha é símbolo da inocência. “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” Mt. 7.15. Se as ovelhas ficarem espalhadas entre os lobos serão devoradas, mas os seguidores de Cristo são seguramente protegidos. (Mt. 10.16-19).

Concluímos que a palavra ovelha usada no sentido metafórico representando cada servo de Deus, é uma comparação muito bonita, e repleta de bons significados. A ovelha do Senhor tem todas as qualidades de uma ovelha animal, mas bem superior a animal, porque ela pertence ao rebanho do Senhor. A pessoa é chamada e capacitada para fazer parte do povo de Deus. A ovelha um animalzinho dócil, indefeso, digna de um símbolo tão bonito, que é representar o servo de Deus verdadeiro.

O Senhor nos alimenta e nos defende dos ataques dos inimigos de nossas almas imortais, das ciladas, das calúnias, das mentiras. O Senhor nosso Deus zela por nós dia e noite. Nós dormimos, mas o Senhor não dorme. Deus está sempre vigilante e com todos os cuidados que Ele nos promete em Sua Palavra. “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará (dormir levemente) aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” Sl. 121.3,4. Israel – todo convertido ao Senhor Jesus. Para que tudo isso aconteça em nossas vidas, é necessário que sejamos realmente uma ovelha do Senhor nosso Deus.

“Ele é nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão…” Sl. 95.7.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *