Reverência

“O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” Habacuque 2.20

Êx. 3.4.   “… Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” Êx 3.6b

A palavra reverência originou-se do latim “reverentia”, que significa “temor respeitoso” ou “receio”.  Ter temor a Deus significa reverenciá-lo e respeitá-lo como Senhor, Criador e Salvador. Temer a Deus é a atitude esperada do cristão verdadeiro. Reverência é o modo de demonstrar o respeito, obediência e compromisso com Deus. A pureza de Deus é como um fogo que destrói toda impureza. A reverência nos aproxima de Deus. A Bíblia nos ensina que devemos ser reverentes, porque Deus é santo, perfeito e justo (Is 6.3). Ele é o Criador de todas as coisas (Sl 33.6), (Gn 1.26), inclusive do ser humano. A reverência nos leva a adoração, oração, estudo da Palavra, meditação, além de pensamentos sadios, positivos, linguagem pura e bem elaborada. A irreverência cumpre os propósitos do adversário (2 Tm. 3.2,3,4). A pessoa só se torna reverente quando conhece o amor de Deus. O verdadeiro Amor entra na vida de uma pessoa quando há uma atitude ou um convite para o Senhor Jesus entrar na sua vida. Deus oferece gratuitamente esse Amor maravilhoso a todas criaturas, basta querer recebê-lo, isto é conversão. O Senhor Jesus oferece o manual para uma vida saudável espiritualmente, e a vida eterna juntamente com Ele.

A pessoa demonstra reverência a Deus, quando há gratidão por Suas bênçãos, pureza pessoal, bom senso. A reverência nos conduz à adoração adequada e à conduta correta. A reverência faz parte da vida de todo convertido ao Senhor Jesus. A pessoa vive de maneira diferente, pratica atos dignos de serem observados o tempo todo, convive em paz onde quer que se encontre. O servo de Deus trabalha incansavelmente na seara do Senhor, então, precisa estar bem sempre. A reverência produz uma transformação sutil na pessoa. A reverência deve ser praticada o tempo todo, e onde quer que a pessoa esteja. Reverência é um ato de amor e agradável ao Senhor (Sl 37.4) “Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro” 1 Jo 4.19.

“Cala-te diante do Senhor Deus, porque o Dia do Senhor está perto, pois o Senhor preparou o sacrifício e santificou os seus convidados” Sf 1.7. O sacrifício foi realizado por Jesus Cristo na Cruz do Calvário. Ressuscitou ao terceiro dia. A santificação dos convidados acontece sempre que alguém se converte ao Senhor da Glória. Jesus fora prometido na pessoa de Abraão. Todos os profetas se referem a Jesus. Ele voltará com poder e grande glória. É uma atitude reverente e grata que cabe aos convidados convertidos e acrescidos, dia a dia, em todos os tempos.

“Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão” Êxodo 20.7

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *