“Deus é Espírito, e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade”. João 4.24. O livro bíblico CANTARES ou CÂNTICO DOS CÂNTICOS, escrito por Salomão, retrata a criação perfeita de Deus. Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança moral (Gn. 1.26). Deu-lhes poder sobre os peixes do mar, sobre os animais da terra, sobre as plantas em geral. A criação de Deus é perfeita. O ambiente em que Deus colocou o ser humano era repleto de amor, compreensão, enfim, um ambiente perfeito para uma vida feliz e completa. A perfeição de Deus é inquestionável, e tudo que Ele lhes ordenara era perfeito.
Mas o ser humano desobedeceu, e saiu do Seu plano perfeito. Aí começou a depravação, o pecado, idolatria, enfim, tudo ao contrário daquilo que Deus criou com a maior perfeição. Daí começou a peregrinação e revolta do ser humano. O ser humano vê e analisa tudo com os olhos físicos, com sentidos sensuais, deturpando tudo o que aparece em sua frente. É muito comum ouvirmos ou lermos alguma coisa sobre o livro de Cantares (é muito sensual, é puro sensualismo, é o livro mais sensual da Bíblia…), mas o livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos é a perfeita criação de Deus para os Seus amados. Tudo é muito lindo! É uma vida perfeita no porvir, juntamente com Ele no Paraíso celeste.
O livro Cantares ou Cântico dos Cânticos nos transmite essa mensagem de perfeição da criação de Deus. O escritor nos mostra como será a glória e a perfeição da vida no porvir. Tudo é lindo, maravilhoso, uma vida sem entraves, apenas de delícias espirituais. “As muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios, afogá-lo: ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam”. Ct. 8.7.
Cantares é de características únicas na Sagrada Escritura. Trata-se do Cântico dos Cânticos do amor de Jesus Cristo pela Sua noiva (salvos) comprada pelo sangue.
Quantas vezes uma pessoa perde o sono e tenta orar, e não consegue, porque algo atrapalha, e há trevas ao derredor. Ela não entende o porquê daquilo que está acontecendo, mas ela está preocupada com as coisas materiais, com o comportamento físico, logo, o espiritual fica prejudicado. Se fosse no plano perfeito de Deus, tudo seria maravilhoso. A pessoa encontraria o Senhor da Glória, dormiria tranquila, descansaria, e seria totalmente feliz.
Na Palavra de Deus encontramos alguns cânticos de louvor profundo ao nosso Deus, como o de Moisés e Miriã, que louvaram a Deus com todo o poder de sua alma/espírito (Êx. 15); o cântico de louvor de Ana (1 Sm. 2); o cântico de Davi (1 Sm. 22); o cântico de Débora (Jz. 5). São cânticos de louvor do mais profundo da alma/espírito desses seres, gratos pelas bênçãos recebidas das dadivosas mãos do Senhor da Glória.
Nesses cânticos há gratidão pelas bênçãos recebidas, como: salvação, alegria, gozo, libertação, juízo, vitória, passagem de humilhação para glória, esperança, graça, etc. O cântico mais longo e encantador é o cântico do amor, escrito em oito capítulos, que é considerado o Cântico dos Cânticos. Cantares é o cântico do amor do Antigo Testamento. É a manifestação do grande Amor de Deus aos Seus amados.
“Eis que Deus é a minha salvação: confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação”. Is. 12.2.