Hoje Jesus vai passar…

Mt. 20.1-16.

Hoje Jesus vai passar e contatar-se com todos que querem fazer parte do seu Reino eterno. E só vai fazer parte do Reino eterno quem convidar a Jesus para entrar em sua vida (Apoc. 3.20). Jesus estava no meio da multidão e a ensinava através de parábolas. As parábolas eram ilustrações populares conhecidas por todas as pessoas. Na época não havia livros à disposição do povo como há hoje. O povo guardava os ensinamentos na memória. Esta parábola Jesus a pronunciou para comparar o trabalho dos vinhateiros ao seu Reino.

O dono de uma vinha saiu muito cedo para contatar trabalhadores para seu serviço. Encontrou alguns na praça da cidade, e os contratou por um denário ao dia. Mais tarde, saiu novamente e encontrou outros, e os contratou também. Um pouco mais tarde saiu novamente, e encontrou outros, e os enviou à vinha. E à tarde faltando uma hora para terminar o dia de trabalho, saiu novamente, e encontrou ainda outros, que também os enviou à vinha. No final do dia mandou que seu administrador pagasse a cada trabalhador um denário. Os primeiros reclamaram porque trabalharam mais dos que os últimos. O dono da vinha reagiu dizendo que ele pagava de acordo com o que fora combinado, ou seja, um denário.

A parábola diz que Deus é o dono da vinha. A vinha é uma excelente ilustração do trabalho para o Reino de Deus. Deus é Espírito e Verdade (João 4.24), e o que a pessoa apreende com esta parábola, é que o trabalho é para o Senhor, e a recompensa é a salvação eterna. Quem aceita o chamado do Senhor Jesus, tem a salvação de sua alma imortal. A salvação não pode ser dividida em partes, e sim, ser recebida total. Não existe meia salvação, pois seria meia verdade e meia mentira. Salvo ou não. O denário valia um dia de serviço. Não foi dividido em partes, porque trata-se de uma ilustração espiritual. O dono da vinha é o próprio Deus, e as pessoas contatadas para o trabalho são todos os que deram ouvidos e foram para a vinha. Não existe meio termo para a área espiritual. Na esfera humana o valor do dia seria dividido, e pagas apenas as horas trabalhadas, mas para Deus não é assim. A aceitação de Sua Palavra e as bênçãos acontecem integralmente, e não em partes. Hoje, Jesus vai passar cheio de amor a convidar todos, sem exceção. Jesus é o Filho de Deus, que quer abençoar todos os que se aproximarem dele.

Há outra versão a respeito desta parábola: alguns acham que os primeiros contatados são os judeus, que foram escolhidos para levar a luz do Evangelho a outros povos, e ser um povo diferente dos demais. Os últimos são os gentios. O apóstolo Paulo foi chamado apóstolo dos gentios. Mas, o ensinamento de Jesus é para todas as pessoas indistintamente. A salvação é única e personalizada. Não há meio termo, seja judeu, ou gentio, a bênção da salvação é igual para todos. É considerado gentio todo aquele que não é nascido em Israel.

Hoje Jesus vai passar… “… Vem e vê” João 1.46.

 

Graça e Paz!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *