Nicodemos visita Jesus

Jo. 3.1-15

Nicodemos era fariseu e um dos principais entre os judeus (membro do sinédrio). Sinédrio: – Supremo Tribunal dos Judeus, composto por sacerdotes e religiosos judeus influentes. O sinédrio era composto por 71 juízes judeus, que julgavam os judeus que desobedeciam as leis judaicas. Nicodemos era um dos juízes judeus, portanto, uma pessoa muito culta e importante. Ele tomou conhecimento dos feitos de Jesus, e como Jesus influenciava o povo que O seguia e que O ouvia.  Este ministério que Jesus desenvolvia despertou-lhe a curiosidade. Jesus se comunicava usando muitas metáforas, ou seja, palavras que todos conheciam, mas com o sentido diferente daquele conhecido por todos, para transmitir a mensagem do Reino de Deus. Como por exemplo: a parábola da candeia, para explicar a luz que há e que age na pessoa quando esta recebe a Palavra de Deus. Esta luz é impossível de ser escondida. Em qualquer lugar que ela esteja, afasta as trevas (pecados); a parábola da semente de mostarda, para explicar o tamanho do Reino de Deus. Quando uma pessoa recebe a Palavra de Deus, algo estranho acontece dentro dela, é como uma sementinha plantada no coração. A pessoa recebe a sementinha, que é um pouquinho, muito pouquinho da mensagem do Senhor para a sua vida.

Depois a semente (o pouquinho) nasce, cresce e se transforma numa grande árvore espiritual, a qual vai dar muitas folhas (alegria), muitas flores (disposição e alegria ao levar a Palavra de Deus às pessoas que ainda não a conhecem, e alegrar-se com os que aceitam o caminho de luz), muitos frutos (resultado do plantio da sementinha – Palavra de Deus). Assim, Jesus ensinou através de muitas parábolas. Todas com o intuito de levar o conhecimento da Palavra de Deus, e por extensão a salvação das almas imortais. Só assim as pessoas conseguiam assimilar a mensagem que o Senhor transmitia. Nicodemos não conseguia entender as metáforas (palavras com sentido figurado) que Jesus usava. Aqueles ensinamentos despertaram a sua curiosidade. Ele foi ter com Jesus à noite. À noite, porque talvez fosse mais fácil e mais seguro se aproximar de Jesus sem ser visto pelos demais colegas de sinédrio.

Normalmente, as pessoas pensam mais à noite, quando param os seus afazeres, e recolhem-se ao recôndito do lar. Portanto, é à noite que as pessoas param, meditam, refletem mais sobre os seus feitos de durante o dia, concluem mais precisamente decisões sobre as suas vidas. Daí a decisão de ir ter com Jesus, à noite. Nicodemos disse a Jesus: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” v. 2.

Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” v.3.  Nicodemos não entendeu, e questionou a Jesus, como isso seria possível a um homem velho como ele?  Ele fala sobre voltar ao ventre materno; mas Jesus questionou: “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas cousas?” v.10. Nicodemos sendo mestre deveria conhecer bem a Palavra de Deus, como ele iria ensinar e conduzir corretamente o povo? Jesus lhe disse: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” v.5. Quem não aceitar a Cristo (água viva), e a sua morte na cruz do calvário derramando o Seu sangue para a remissão dos pecados de todo aquele que n’Ele crê  (conversão espiritual), não é possível nascer de novo.

Mas se a pessoa nascer da água viva (Jesus Cristo), e aceitar o sacrifício de Jesus na cruz do calvário (sangue), e confessá-lo como seu único e suficiente Salvador e Senhor pessoal, nasce de novo (conversão espiritual). Nasce para o Reino de Deus, e recebe a escritura de seu lugar reservado na mansão celestial, juntamente com Jesus e os seus salvos. A pessoa convertida já começa a usufruir das bênçãos que o Senhor Deus tem preparado a cada um que se arrepende de seus pecados, e entrega a sua vida ao Senhor Jesus.

O convertido também encontra problemas pelas sendas da vida, mas com uma diferença da pessoa não convertida, pois ele tem a companhia de Jesus vinte e quatro horas por dia. Tudo fica mais fácil para aquele que tem Jesus como seu Salvador e Senhor pessoal. Assim, Jesus oferece de graça a salvação das almas imortais. Disse Jesus: ”Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” Jo. 14.6.

“Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade” 1 João 5.6.

“… o Senhor, a fonte das águas vivas” Jr. 17.13b

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *