O testemunho de João Batista

Jo. 1.15-34.

João Batista foi a testemunha preparada por Deus, para vir à frente de Jesus Cristo preparando o Seu caminho. Ele já pregava a respeito da vinda de Jesus Cristo. João Batista, por esta razão, preocupava o povo judeu.   Os judeus preocupados queriam saber quem era João, e donde viera. Mas ele confessou, e não negou que ele não era o Cristo. Mesmo assim os judeus queriam saber quem João realmente era. Se ele era Elias, ou algum profeta, mas João sempre negou ser o Cristo. Então, lhe perguntaram novamente: “… que dizes a respeito de ti mesmo?” v.22b. Ele respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” v. 23. João era a voz que clamava no deserto dos corações. Os corações humanos sempre vivem no deserto, isto é, sem a água viva (Jesus), sem frutos, sem o amor de Deus, sem flores espirituais, as quais enfeitam e valorizam o espírito humano.

O coração deserto (sem Jesus) é muito triste, repleto de coisas secas, ruins; em contraste com o coração comparado ao campo verdejante (com Jesus), repleto de coisas boas, muita água viva, muita oração, muita comunhão com os irmãos e com o Deus Altíssimo, e muita alegria no Senhor. Comparemos os dois corações, e escolhamos o melhor, aquele atrativo, amoroso, bondoso, abençoado.  João veio para endireitar as veredas (senda, caminho, rumo, direção, ocasião, oportunidade) do Senhor. Quando o Senhor Jesus se manifestasse, o caminho estaria preparado.

Os fariseus ainda indagaram a João por que ele batizava, se ele não era o Cristo? Mas ele respondeu: que ele (João) batizava com água, e que no meio deles estava alguém que eles não conheciam, e que ele não era digno de desatar-lhe as correias das sandálias. João batizava com água para o arrependimento dos pecados, mas o que vinha iria dar-lhes o batismo verdadeiro.

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” v.29b. Somente Jesus pode perdoar pecados; pode livrar uma pessoa das trevas; das mãos do inimigo das almas imortais. Só Jesus realizou um ministério que pode salvar o mundo inteiro. Mas muita gente não O aceita, prefere viver na escuridão do pecado. O pecado leva à morte e a condenação eterna. A grande oportunidade é aqui e agora. Do outro lado não há mais chance de se arrepender, de crer. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” At. 16.31.

Graça e Paz!

3 Comentários


  1. O batismo de joao nao era valido antes de jesus?
    Pois muitos foram batizados por joao, nao foram salvos?

    Responder

    1. Olá, Luciete!
      O batismo de João era feito com água normal, significava que a pessoa cria nos ensinamentos de João, mas o verdadeiro batismo é o do Espírito Santo (João 1.33). O batismo com o Espírito Santo acontece quando a pessoa toma uma decisão de aceitar a salvação proposta por Jesus Cristo. Esta decisão acontece no mais profundo da alma humana. É uma decisão tão pessoal que ninguém tem acesso a ela.
      O batismo com água muitos fazem, mas a decisão por Jesus Cristo poucos tomam.
      Que Deus esteja com você sempre!

      Responder

    2. O batismo nas águas é somente o ato de confissão pública aonde o indivíduo conversa Cristo com seu único salvador

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *