Saúde espiritual

A conjunção entre saúde física, mental e espiritual está interligada uma a outra. Se uma for negligenciada, certamente afetará a outra. Com freqüência a pessoa pensa e valoriza mais a física, isto porque é a que mais aparece aos olhos da sociedade. Estar bem fisicamente não diz tudo a respeito de uma pessoa. Há pessoa bem apresentada fisicamente, que pode estar gravemente enferma espiritualmente. Sua mente vazia ou cheia de coisas sem valor nenhum, o seu espírito vaga no vácuo da existência.

A mente deve ser cuidada com carinho, com boas lições de vida, com o suprimento completo da Palavra de Deus. “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo!”  1 Co. 2.16. Se a mente estiver repleta dos ensinamentos do nosso Deus, certamente não haverá lugar para o inimigo das almas imortais colocar suas idéias, nem maquinar seus objetivos. O inimigo trabalha sem parar. Para ele não há limite de tempo, e toda pessoa precisa saber disso. Se ele consegue um lugarzinho na mente de alguém, ele fica feliz, porque rapidamente expande seu domínio.

O espírito é alimentado de tudo que vem da mente. Quanto mais uma pessoa se aproxima de Deus, conhece a Sua Palavra, e tem comunhão com Ele, mais cresce espiritualmente. O espírito bem alimentado leva a pessoa a desenvolver o trabalho do Senhor com alegria, satisfação, e não o encara como um peso, um fardo pesado ou uma obrigação. Quanto mais alimento espiritual, mais feliz a pessoa se apresenta. A alegria é espiritual, e, por mais difícil que seja uma situação, esta não tira a alegria interior de uma pessoa. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” Pv. 17.22.

A nossa saúde deve ser considerada sobre os três tópicos: físico, mental e espiritual. Se um deles falhar, os três sofrerão as conseqüências. Como por exemplo, a personagem bíblica Davi que disse: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” Sl. 32.3,4. O grande rei Davi era muito poderoso, mas reconhecia que não tinha poder espiritual para vencer os efeitos do pecado que cometera com Bate-Seba.

Ele volta-se para o Senhor Deus, apresenta o seu pedido de perdão, porque o pecado foi físico, pensado e resolvido com antecedência, e o resultado espiritual. Davi estava totalmente amargurado. O nosso Deus é rico em perdoar e a restabelecer a pessoa desde que ela se arrependa sinceramente perante Ele. O Senhor Deus quer que tenhamos saúde física, mental e espiritual completa. Pois, Ele criou o ser humano para que seja feliz e viva na Sua presença desfrutando do Seu grande Amor.

“… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas! Mt 6.33.

“Ó Deus, tu és o meu Deus Forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água” Sl. 63.1.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *