Um novo coração

Ezequiel 36.26 a 28 – “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” v. 26. O Senhor conhece bem o ser humano, e sabe que ele possui um coração de pedra. Porque a pessoa, quase sempre, é egoísta, egocêntrica, e quer que tudo gire em torno de si, como se o mundo fosse só dela. Geralmente, a pessoa não pensa em comunidade, em Deus, em religião, no bem-estar do próximo. Muitas vezes, nem na família. Tudo é estorvo para ela. Tudo que a pessoa quer é levar vantagem em tudo. A sua única visão é ganhar muito materialmente, como se ela fosse viver a eternidade aqui na terra.

Deus promete que tirará o coração de pedra (duro, difícil) e dará um coração novo, um coração de carne, isto é, um coração amável, amigo, amoroso, bondoso, voltado para Deus. Essa é a restauração que Deus faz na vida de uma pessoa. Com o pecado na vida do ser humano, houve a separação entre ele e Deus. Deus restaura a alma/espírito de uma pessoa levando-o a aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador pessoal. Daí, o transplante do coração de carne, no lugar do coração de pedra, ou seja, um novo coração voltado para Deus, com a visão do Reino de Deus. Esse coração consegue: transmitir amor, respeito, dedicação, fidelidade, ver com bons olhos o próximo. Para esse coração os bens materiais são necessários, mas não são mais importantes que os bens espirituais. Os bens espirituais nunca se acabam, nunca perecem, pelo contrário, são acumulados para futuro no reino dos céus. O coração de carne é o que Deus quer perto d’Ele. Esse coração leva a Palavra de Deus a todas as pessoas que necessitam ouvir, aceitar, crescer no conhecimento espiritual; ora com as pessoas, e para as pessoas que pedem suas orações; visita os enfermos, os acamados, os oprimidos do inimigo de nossas almas.

“Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”v. 27. O Senhor promete colocar dentro do ser humano um novo coração e o Seu Espírito para que ande nos Seus estatutos, e que guardem os Seus juízos e os observem. Como é importante que a pessoa tenha o coração de carne, tenha o Espírito do Senhor. A pessoa não necessita de mais nada para ter o seu crescimento espiritual, que ocorre gradualmente, e dar continuidade do crescimento do Reino de Deus aqui na Terra. Toda pessoa que o Senhor chamou, e chama é responsável por este ministério tão maravilhoso, de levar outras pessoas a ter o coração de carne e o Espírito de Deus em sua alma/espírito.

Quando pensamos na reverência que devemos ter para com Deus, temos a consciência da responsabilidade também. Reverência deve ser praticada vinte e quatro horas por dia, e do fundo do coração/alma/espírito, ela é interior, caso não seja assim, a pessoa sofre as consequências. Deus não se deixa enganar. Deus acompanha cada passo dos que Ele mudou o coração e pôs o Seu Espírito no interior dos que foram escolhidos por Ele. Deus não faz acepção de pessoas, todos tem a mesma oportunidade diante d’Ele.

“Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus” v.28. Todo aquele que recebeu o novo coração, coração de carne, recebeu também o Espírito do Senhor, tem a promessa do Senhor que habitará na terra que o Senhor prometeu aos nossos ancestrais, desde a mais remota antiguidade. A Terra prometida é a Nova Jerusalém celestial preparada para os salvos e bem-aventurados. Nós seremos o Seu povo e Ele será o nosso Deus.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” Salmo 51.10.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *