Esperança consoladora

“… Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” Sl. 30.5.

“… aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.” Tt. 2.13.

A vida é repleta de altos e baixos. Durante a vida o ser humano passa por momentos felizes, outros mais ou menos, outros difíceis ou tenebrosos, mas no Senhor deve estar à esperança de dias melhores. A esperança precisa estar firmada no Senhor Deus, que promete proteção, companhia a todos quantos O ouvem e O seguem. Deus se agrada de Seus servos, e Ele os mantém nos Seus santos e retos caminhos. A pessoa precisa ter persistência na fé para angariar fundos para a sua prosperidade espiritual. A verdadeira prosperidade é a espiritual.

A prosperidade espiritual cresce sempre. Não há limite e nem custos para seu crescimento. Todos tem a mesma chance e o mesmo poderio de compra, basta a fidelidade da pessoa. Quanto mais a pessoa se santifica, e glorifica a Deus com a sua vida, mais aumenta a sua prosperidade. A prosperidade espiritual aumenta mais e mais. Ninguém pode alegar ignorância a respeito da prosperidade espiritual.

Enganam-se aqueles que interpretam a prosperidade como sendo material. Porque Deus é Espírito e Ele quer que Seus adoradores O adorem em Espírito e em Verdade (João 4.24). O que é material (é finito) fica aqui e o que é espiritual é lá do alto (é infinito). A prosperidade espiritual abrange todos os setores da vida de uma pessoa, então o seu crescimento é incomparável com tudo que se possa imaginar. A alma próspera espiritualmente vive copiosamente na paz, no amor, no bem estar que só Deus pode lhe dar e que o mundo não pode tirar. (João 14.27; Fl. 4.7).

A esperança consoladora é espiritual, porque no decorrer da vida, com todos os reveses e com todas as boas ocorrências, a parte espiritual precisa se manter intacta, intocável, inviolável.  A parte espiritual necessita ser o esteio ou porto seguro da alma. Muitas vezes a alma está em uma noite escura de problemas, tudo parece não ter fim, mas a área espiritual está firme. Como o tempo passa rápido, logo vem um belo amanhecer espiritual.

A esperança consoladora é o próprio Deus, que não deixa a pessoa sozinha, desamparada, naufragar nos problemas diários. Mas para a pessoa ter este amparo, esta segurança, esta luz sobre a cabeça é necessário que haja convite ao Senhor Jesus a morar no seu coração/alma/espírito. Quando a alma sequiosa procura uma sombra para descansar, água fria para matar a sede espiritual, um porto seguro para repousar, e uma segurança para a vida eterna, bênçãos que somente Jesus pode satisfazer, há vitórias. Jesus é a vitória, sombra, segurança, porto seguro e repouso para toda alma cansada e desanimada. Os reveses da vida não vão durar para sempre, mas com o amanhecer sempre brotará a cura. O livramento e a alegria reinarão na cidadela da nossa alma.

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5.39.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *