O Pão: subsistência

Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” Jo 6.35.

Pão é o alimento básico de subsistência das pessoas. Em qualquer situação o pão alimenta e revigora. Não podemos ignorar a eficácia do pão na vida dos seres humanos. A Palavra de Deus nos apresenta um alimento excelente para a maior fome espiritual, e que é essencial para a nossa manutenção. Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente… Jo 6.51. Sempre que ouvimos a palavra pão, sabemos que há víveres. O pão é elaborado com farinha, essência do trigo ou outro cereal. Nos primórdios da civilização, o pão era fundamental para a alimentação de inúmeras famílias, e ainda o é hoje.

Necessitamos do alimento físico para a nutrição de nossos corpos, mas precisamos também do pão espiritual. Jesus é o pão (Jo 6.48) que nos mantém espiritualmente vivos. Jesus é a essência de Deus. Ele alimenta e transforma vidas, mesmo que estejam envolvidas com tenebrosos pecados (Is. 1.18,19), em vida saudável espiritualmente. A mudança de vida ocorre no momento da conversão. Tudo muda, porque os pecados são perdoados, e uma nova vida se inicia. Jesus oferece de graça a salvação de todo aquele que n’Ele crê (Jo 6.51).

A Palavra de Deus é revelada a toda pessoa que reconhece que sozinha não pode se salvar da condenação eterna. É Palavra de Vida e Vida em abundância (Jo 14.6; Jo 10.10b). A pessoa recebe de Jesus um manual, a Palavra, para uma vida repleta de bênçãos. A palavra pão define um alimento completo para o corpo físico, e o Pão espiritual é o alimento completo para o espírito humano. Assim, o Senhor usou o pão para definir a essência d’Ele para a vida das pessoas. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida” Jo 6.48.  Quando nós nos referimos ao pão de cada dia, estamos nos referindo a tudo que temos e usamos no dia a dia: alimento, trabalho, convivência, isto é, vivemos o dia todo em muitas situações diferentes. Precisamos estar muito bem nutridos espiritualmente, para sermos vencedores, e transmitir segurança, amor, dedicação. Tudo isso acontece só em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. A salvação é individual e personalizada, não pode ser transferida a outrem.

Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6

Jesus disse: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” Mt 4.4.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *