Sê forte e corajoso

No livro de Josué, lemos que o Senhor Deus falou com ele. Deu instruções para que ele fosse bem sucedido em sua missão de levar o povo judeu às terras que o Senhor mesmo prometera. Moisés havia tirado o povo judeu da escravidão do Egito. O povo vivia escravizado e judiado pelos egípcios por muitos anos. Clamaram ao Deus Eterno, e Ele ouviu a voz do seu povo. O Senhor preparou Moisés, e o enviou para que tirasse o povo do Egito e o conduzisse a uma terra que Ele mesmo preparou para fixá-lo.

Com a morte de Moisés, o Senhor passa a responsabilidade de condução do povo a Josué. O Senhor Deus disse: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais”./ “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares”./ “Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”./ “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. Josué 1.6 a 9. O povo era mui numeroso: “…cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar mulheres e crianças”. Êxodo 12.37. Josué alerta o povo: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” Js. 3.5. De todos que saíram do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra prometida juntamente com os que nasceram pelo caminho, que era uma multidão tão grande quanto a anterior ou maior. O povo judeu caminhou quarenta anos pelo deserto até chegar à terra prometida por Deus. Somente Josué e Calebe entraram na terra prometida, porque toda a multidão desobedeceu, duvidou, se levantou contra as ordens que o Senhor deu a Moisés e  não confiou nas promessas que o Deus Eterno havia feito.

Hoje, o Senhor nos ordena também para que sejamos fortes e corajosos na caminhada cristã, para que sejamos bem-sucedidos em tudo que fizermos. A maior bênção que temos é a presença de Jesus em nossas vidas. Deus fala conosco através de Sua Palavra. Quando o Senhor fala conosco, devemos seguir as suas instruções. O Senhor quer que sejamos salvos, que aceitemos o Senhor Jesus como nosso único e suficiente salvador pessoal. Ele nos instrui para conduzirmos outras pessoas a salvação de suas almas/espírito. Somos todos responsáveis pela  condução de muitas pessoas ao Senhor Jesus.

Cada pessoa é um Josué com a incumbência de conduzir corretamente as pessoas ao Reino de Deus. A terra prometida para nós é a Pátria Celestial, é a mansão que Jesus foi preparar  para os salvos e bem-aventurados (João 14.2). O Deus Eterno nos diz: “Sê forte e corajoso…”, leve este Evangelho, que é a Palavra de Deus, a toda criatura. Todos terão oportunidade de ouvir essa Palavra maravilhosa, mas poucos a aceitarão. Todos que a aceitarem, mudarão de vida. Começarão a receber as bênçãos prometidas pelo Deus Eterno. Não devemos cessar de falar desta Palavra milagrosa, porque não sabemos quem vai aceitá-la e tornar-se um filho de Deus (João 1.12). Ser forte e corajoso é falar a tempo e a fora de tempo, isto é, em todas as oportunidades possíveis e imagináveis.

Toda pessoa que age como Josué, que conduz o povo pelo caminho do Senhor, que observa a Palavra de Deus, e que não se desvia nem para a direita nem para a esquerda será bem-sucedida por onde quer que ande. Ser como Josué: forte, corajoso, decidido, fiel ao nosso Deus, amoroso, e que medita na Palavra do Senhor de dia e de noite, é uma bênção onde quer que a pessoa esteja.

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;”/ “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se, e ao levantar-se” Dt 6.6 e 7.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *