Paulo

Saulo era o nome de um perseguidor dos cristãos. Era versado em toda lei judaica, era uma pessoa culta, mas com muito ódio dos cristãos. Ele recebia cartas dos sumos sacerdotes para prender, matar, acabar com os cristãos. Entrava nas reuniões cristãs, espalhava todos, batia, prendia, maltratava velhos, mulheres, crianças. Um dia aconteceu a morte de Estevão. Estevão era um consagrado servo do Senhor Jesus,  cheio do Espírito Santo.  Saulo segurava a sua capa enquanto os outros o apedrejavam. Enquanto o apedrejavam, Estevão pedia a Deus para que não lhes imputasse aquele pecado, porque eles não sabiam o que estavam fazendo. Estevão dizia que via os anjos de Deus subindo e descendo numa escada que chegava ao céu. Estevão morreu com semblante tranquilo, porque viu a glória celeste. Este acontecimento marcou bastante a vida de Saulo de Tarso.

Passado algum tempo, Saulo recebeu carta do sumo sacerdote para ir  a cidade Damasco acabar com uma reunião de cristãos, mas no caminho ele ouve uma forte voz que disse: “Saulo, Saulo porque me persegues?”At 9.4. Imediatamente ele responde: “Quem és tu Senhor?” At 9.5. Aí ele ficou com medo. E a voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” At 9.5. Impressionante, é que os demais que estavam com ele não entenderam  nada, apenas ouviram a voz e ficaram emudecidos.

Saulo ficou cego ao ver a luz que brilhou ao seu redor (Atos 9.8) Ele ficou com algo como umas escamas nos olhos, o que o impedia de ver. Orientado pelo Senhor,  foi levado a Damasco, onde morava um discípulo do Senhor chamado Ananias. E o Senhor orientou  Ananias como deveria proceder para com Saulo.    Ananias teve medo, pois muito ouvira falar a respeito de Saulo, mas o Senhor lhe disse: “Este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os filhos os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel” At 9.15.

 Ananias obedeceu ao Senhor e foi ter com Saulo. Impôs-lhe as mãos e orou com ele para que a sua visão voltasse ao normal. Em seguida, foi batizado. Ananias disse-lhe:“…Saulo, irmão,  o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus,, que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo” At 9.17.

O nome de Saulo foi mudado pelo Senhor, que o chamou de Paulo, cujo significado é “pequeno”, por ser ele de baixa estatura. A partir do momento que Ananias orou com ele, e impôs-lhe as mãos, as escamas foram caindo e voltando-lhe a visão At 9.12. Aí nascia o novo homem. O homem espiritual, voltado para o Senhor Jesus. Paulo passou a ser pregador da Palavra de Deus e um grande apóstolo do Senhor.

De perseguidor dos cristãos, passou a ser perseguido por causa da Palavra de Deus. Os que outrora lhe davam cartas para perseguirem os cristãos, agora o perseguiam por toda parte. Assim são as pessoas que não tem compromisso nenhum com Deus, enquanto a atitude de uma pessoa lhes interessa e vai de encontro com seus objetivos, tudo está bem. Se essa atitude contrariar as suas ordens, tudo vira no avesso, como aconteceu com Paulo. Antes, bem quisto, considerado por todos, depois perseguido até a morte. O seu ministério foi profícuo, ganhou um inúmero incontável de almas para o Senhor Jesus. Paulo deixou inúmeras cartas para o Novo Testamento. Paulo foi décimo segundo apóstolo (considerado o apóstolo dos gentios) para que levasse o Evangelho também aos gentios.

Graça e paz!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *