Reflexos

“Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta” Sl 38.9.

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Ele tinha muitíssimos problemas como rei de Israel (segundo rei de Israel). Os inimigos o cercavam sempre, tramavam contra a sua vida. Podemos ver através dos Salmos, suas angústias, ansiedades que o levavam a falar e reclamar com Deus constantemente. A Palavra de Deus nos mostra os erros e acertos de Davi. Não esconde nada do que aconteceu com ele. Davi errou muito, mas confessou os seus pecados, e foi perdoado.

A ansiedade é estranguladora da alma. A ansiedade tira o oxigênio, sufoca, deixa a pessoa em péssimo estado. Há pessoas com o coração entupido de preocupações com os acontecimentos do dia-a-dia. O coração da pessoa é uma fonte de onde jorram muitos desejos. A pessoa possui um poço que borbulham uma torrente de anelos profundos. Davi, inundado pelas torrentes de seus muitos desejos, corre para o divã de Deus e despeja seu coração. Abre as comportas da alma “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!” Sl. 40.17. Davi disse que era pobre e necessitado da graça divina, da presença de Deus em sua vida. Davi, sempre queria mais de Deus, ele achava que tudo que Deus lhe dava, era insuficiente para a sua plenitude e santificação. Ele sempre punha Deus em primeiríssimo lugar em sua vida.

Assim também toda pessoa precisa destrancar os arquivos secretos do seu coração e pôr para fora todos os seus desejos. Toda ansiedade com seus terrores e tormentos, alojada nos lugares mais sombrios da alma, é trazida à luz e exposta diante de Deus. Davi, quando se viu aterrado nos seus volumosos problemas, corre para a presença do Deus Altíssimo como seu terapeuta particular. Não guardam em arquivos secretos seus desejos nem empurra para mais tarde os sentimentos que emanam de seu interior. Davi confiava totalmente no Senhor: “Confia os teus cuidados ao Senhor. E Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” Sl. 55.22.

Davi põe tudo na presença do Deus Altíssimo. Confessa o seu pecado. Expõe cada um deles. Não deixa nada escondido. Não encobre nenhuma transgressão. Traz tudo para a luz da verdade e busca em Deus a cura, a libertação e o perdão. Embora Davi estivesse com muitos problemas, enfrentando inimigos por fora e temores por dentro encontrou em Deus, seu confidente e amigo, a assepsia para a sua alma, a faxina para a sua mente e a cura para suas memórias.

A vida de Davi mostra-nos que todo ser humano tem, erros e acertos. Mas todos devem buscar em Deus solução para todo e qualquer problema que tenha. Seja ele fácil ou difícil, pequeno ou grande seja ele do tamanho que for, a pessoa deve apresentá-lo ao Senhor Deus, e pedir perdão pelo ato cometido. Pedir perdão e não voltar a praticá-lo novamente. Assim a pessoa vai se santificando e crescendo na presença do Senhor.

A vida de uma pessoa perdoada, santificada, voltada para tudo que é de Deus tem o seu reflexo positivo em todos os lugares que ela vai ou freqüenta, a vida dela serve de exemplo para outras pessoas, porque é símbolo de paz, oração, meditação, amor, honestidade, fidelidade, bondade e segurança para todos que procuram sua orientação espiritual. O reflexo vai muito longe do lugar que a pessoa está. Ela não tem ideia como o seu reflexo fala alto a seu respeito.

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” Rm. 8.14.

“… mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26b.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *