Luz do mundo

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz, para os meus caminhos”.  (Sl 119.105)

A Palavra de Deus é a lâmpada que deve guiar os nossos passos, as nossas vidas. A Palavra é um manual enviado por Deus para que o ser humano viva confortavelmente dentro das Suas promessas. Nele há tudo de bom: alegria, bondade, amor, felicidade, honestidade espirituais. Essa lâmpada deve seguir as nossas cabeças diariamente. Assim não tropeçaremos aqui ou acolá. O Senhor Jesus é essa lâmpada “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12). A luz de Cristo nos oferece maior visibilidade para percorrer os nossos caminhos diários. A nossa lâmpada necessita estar sempre acesa e ligada na potência máxima de acordo com a sua capacidade.  A lâmpada não terá valor nenhum se ela estiver apagada, mesmo que ela tenha a maior potência. «Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo nenhum andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida.» (João 8:12). A Palavra de Deus é essa lâmpada preciosa.
A Palavra de Deus faz com que nossos olhos vejam além do que está diante de nós, pois ela é única, portanto, é a verdadeira luz. A Palavra de Deus é a lâmpada essencial para as nossas vidas, e é luz para o nosso caminho. A Bíblia é o manual de Deus para a direção de uma vida de sucesso espiritual do ser humano. Quem pauta a sua vida pela Palavra de Deus, tem a bênção da paz, vida tranquila, honesta, capaz de realizar muitas coisas que serão benditas por onde quer que ele passe. Na Palavra de Deus não há lugar para cobiça, inveja, maledicência, desonestidade, corrupção, enfim, uma lista de coisas malignas que acompanha quem não tem a luz que brilha verdadeiramente.  “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). O Senhor nosso Deus quer que vivamos de acordo com os seus propósitos. O plano de saúde espiritual do nosso Deus é perfeito “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma… (Sl 19.7).
Observamos que a Palavra não está dizendo que é luz para o caminho dos outros, mas para os meus caminhos. Isso se dá, porque a Bíblia, é um livro que trata com a individualidade humana. Apesar de ter sido escrita para a humanidade como um todo, e todos precisam conhecê-la, ela foi escrita para mim e para você. O que está contido em suas páginas é individual, é recado de Deus para mim como individuo, por isso é que ela é chamada de Palavra de Deus, porque Deus fala na individualidade, mesmo a despeito da coletividade.

“sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens (santos) falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 19,20).

Graça e Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *