Aliança eterna

Aliança eterna

O Senhor disse a Abraão: “Eu sou o Deus todo Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” Gn 17.1b.

Desde o início da Palavra de Deus (Bíblia) encontramos uma personagem muito conhecida, e muito abençoada – Abraão. A bênção que Deus deu a Abraão, não era somente para ele, mas para todos os seres humanos que viessem a crer. O Senhor Deus disse a Abraão: “Eu sou o Deus todo poderoso; anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1b). A promessa foi feita a Abraão e ao seu descendente – Jesus Cristo. Portanto, a promessa não foi feita aos descendentes, mas apenas ao descendente Jesus Cristo. E através de Jesus Cristo são integrados todos quantos O aceitarem como seu único e suficiente Salvador pessoal. A decisão é individual e personalizada. Uma pessoa não pode tomar decisão por outra.

A Aliança Eterna é a fé. A fé é algo que existe no mais profundo do espírito humano. É algo intocável, irremovível, indestrutível, por mais perseguida que uma pessoa seja, ou massacrada, a sua fé continua intacta. Abraão foi chamado por Deus (Gn 12.1-5; Hb 11.8); Abraão o pai da fé (Rm 4.16). A Aliança de Deus com os seres humanos teve início na pessoa de Abraão. Este já cria em um Salvador que viria mais tarde, e realizaria o grande ministério para a salvação de todo aquele que crê que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador. Desde que ocorreu a desobediência no jardim do Éden, e que o Senhor Deus expulsou o ser humano de Sua presença, enviando-o a terra para que a cultivasse e cuidasse do seu sustento, Deus também providenciou um Salvador – Jesus Cristo.

A Aliança Eterna teve início nos primórdios da criação, permaneceu através dos tempos, tendo como base principal a fé. ”Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” Hb. 11.1. Pela fé as pessoas viveram e esperaram no Senhor, e atualmente vivem esperando a segunda vinda do Senhor Jesus. A Aliança Eterna de Deus para com seu povo é a fé. Fé é dom de Deus Ef. 2.8. O Senhor Deus concedeu gratuitamente a fé a Abraão, e assim o faz até os dias atuais. A fé é gratuita, assim como a salvação também o é.

A palavra Aliança pode ser traduzida também por testamento. O testamento decorre de uma herança. Sempre que há testamento, há também algo a ser recebido por alguém. Assim, a Aliança de Deus nos oferece um lugar no lar celestial juntamente com Jesus Cristo e os demais salvos. Esta Aliança durará eternamente. “Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade” Hb. 11.16.

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” Ef. 4.30.

Graça e Paz!

Comments are closed.