Aliviando a bagagem

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação.” Sl. 68.19.

Normalmente, o ser humano carrega grande fardo espiritual em suas costas. Muitos fardos são tão pesados, que é difícil carregá-los. Os fardos do medo, da culpa, do peso da consciência, da pressão dos inimigos das almas imortais, do pecado, do mundo, do diabo, da morte. Quanto mais o tempo passa, maior e mais pesado fica o fardo de cada um. Mas Jesus vem ao encontro de cada ser humano que clama a Ele, e diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.” Mt. 11.28,29,30.

O escritor John Bunyan, século XVII teve uma experiência ímpar. Ele ficou preso por mais de dez anos, pelo simples fato de pregar a Palavra de Deus em praças públicas. Os inimigos de sua alma imortal trabalharam para que isso acontecesse, e que a Palavra de Deus fosse deixada para depois. Mas John aproveitou esse tempo de reclusão para escrever a sua obra prima, que é a mais lida do mundo depois da Bíblia – O Peregrino. (estranho ou estrangeiro).

O livro ‘O Peregrino’ é maravilhoso. O livro relata a história do peregrino que caminhava em direção à cidade santa, mas ele enfrentava muitos perigos durante a caminhada. A personagem era um cristão arquejante e cansado que marchava com o grande fardo às costas. Quando ele avistou ao longe a cruz do Senhor Jesus, e se aproximou dela, aí o fardo foi removido das suas costas e dali para frente caminhou livre do peso. A personagem mostrou um ser humano que se diz cristão, mas na realidade conhecia pouco das maravilhas que o Senhor Jesus pode fazer a uma pessoa. Quando ele caminha em direção à cruz de Cristo, ele tem o seu fardo aliviado.

O salmista Davi nos deixou uma linda mensagem no Salmo 68.19. Ele nos diz que o Senhor nosso Deus leva o nosso fardo no nosso dia a dia. Todo o Salmo 68 descreve a vitória de Deus sobre os inimigos de Davi. Assim como a nós também Deus tem vitória sobre todos os nossos inimigos. John disse que a sua personagem viu a cruz de Jesus Cristo, e imediatamente, foi aliviado do seu pesado fardo. Para a pessoa ver a cruz de Cristo é necessário que ela humildemente busque a presença de Jesus.

Jesus é o nosso Senhor e Salvador pessoal. Quando vemos a Sua cruz e nos aproximamos, ficamos com o nosso fardo aliviado. Caminhar com Jesus é ter companhia segura, forte, vencedora, amorosa. Jesus nos guarda debaixo de Suas asas protetoras, deixando-nos descansar em Sua sombra, em Seu esconderijo. Com Jesus o caminhar é feliz. A personagem de John caminha rumo à glória pelo estreito caminho da renúncia, e pelo longo caminho da salvação eterna.

Fardos e mais fardos são colocados em nossos ombros, temores se acumulam em nosso coração, pressões nos esmagam. Somos achatados debaixo dessa carga pesada, e muitas vezes, é muito difícil sair dela. Em todo o livro de John Bunyan o tema gira em torno da personagem ‘Peregrino’, que transmite a ideia de uma vida atribulada, com fardos pesados, mas lá no final ele avista a cruz de Cristo, e se dirige até lá. Ao chegar perto da cruz o Senhor Jesus assume todos os seus fardos, deixou-o  caminhar livremente. O Senhor Jesus segura bem firme em nossas mãos, nos firma os passos e nos conduz seguros à vida eterna.

“Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar”. Hc. 2.14.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *