Graça

“O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará” Pv. 4.7-9.

A verdadeira sabedoria adquire-se com a Palavra de Deus. Cada verso nos ensina como obter conhecimento para uma vida cheia de paz, boas emoções, tornando-nos espiritualmente saudáveis e felizes. A sabedoria está muito acima de qualquer conhecimento comum ou material. É uma riqueza indizível. Essa sabedoria tem um valor incalculável, cresce sempre, nunca retrocede. Inteligente é aquele que valoriza e busca o verdadeiro tesouro, que é a sabedoria do alto (Tg 3.17,18). Todo conhecimento do mundo é como trapo de imundícia diante da sabedoria divina. (Is 64.6b).

A sabedoria divina leva à prática da justiça. Justiça é uma das características de Deus, e é a ideia central da Palavra de Deus. A justiça é algo mui grandioso e profundo, se observada e aplicada corretamente. É a base geral para tudo e para todos. Quando a justiça é praticada, tudo caminha bem. Mas, o significado da palavra justiça foi trocado por caridade, que é uma das características do ser humano. Como tudo que faz parte do ser humano, caridade, embora boa e necessária, é falha, parcial, injusta. Justiça faz parte de Deus “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre” Is. 32.17. A palavra caridade é o ser humano como um todo, ele faz, acontece, resolve, mas não acrescenta nada, nem leva a nada, espiritualmente..

A justiça divina está acima de qualquer ser humano. A Palavra de Deus diz:  “Repousará sobre ele (Jesus) o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor” Is. 11.2.  A justiça divina não faz acepção de pessoas, todas são iguais perante Deus. (Rm 2.11).   “A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins” Is. 11.5.

A sabedoria e a justiça conduzem a uma vida plena, espiritualmente. Porque a sabedoria e a justiça levam a paz, tranquilidade, a qualquer pessoa que as coloque em prática. “Quando te desviares para a direita, e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” Is. 30.21. A sabedoria e a justiça aplicadas juntas levam à santificação “… porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” Is. 11.9b.

“Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação” Is. 12.3.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *