Jesus purifica o templo

Jo. 2.13-25.

Próximo a Páscoa Jesus subiu para Jerusalém. Ao chegar ao templo encontrou pessoas vendendo muitas coisas como: bois, ovelhas, pombos, e cambistas assentados (pessoas que trocavam uma moeda por outra, isto é, moeda judaica por moeda grega, e muitas outras). Jesus ficou extremamente irritado ao ver estas coisas, e expulsou-os dali, e ordenou que não se fizesse da casa do Pai casa de negócio. Os seus discípulos se lembraram de que estava escrito: “O zelo da tua casa me consumirá” v.17b.

O zelo pela casa do Senhor deve ser observado continuamente com: reverência, amor, conservação da melhor forma possível, contribuição para que haja mantimento (tudo que é necessário para o bom andamento dos trabalhos realizados ali, e o bem-estar de todos que a freqüentam). Não transformar a casa do Senhor em casa de negócios, de decisões materiais (compra ou venda de qualquer coisa ou produto), ou qualquer outro assunto que não seja espiritual, e relativo ao Senhor Deus e a Sua Santa Palavra. Quando entramos na casa do Senhor devemos observar e por em prática toda reverência; permanecer em oração, meditação, leitura da Palavra de Deus.

Os judeus não se deram por vencidos, e ainda perguntavam quais sinais Ele mostrava para fazer aquelas coisas.  Jesus lhes respondeu: “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei” v. 19. Os judeus comentavam que levaram quarenta anos para construir aquele templo, e que Jesus em três dias o reconstruiria. “Jesus, porém, se referia ao santuário do seu corpo” v.21. Quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos se lembraram de que lhes dissera isto, e creram na Escritura e na Palavra de Jesus. O templo mais importante para Jesus é o espiritual. Devemos valorizar as coisas espirituais muito mais que as materiais, porque as espirituais permanecem para sempre e oferecem paz, e são acumuladas como tesouro no céu.

Graça e Paz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *